Natal, a capital do Rio Grande do Norte, é um lugar incrível para quem ama praia e um pouco de aventura e esportes radicais. A cidade é o ponto inicial para quem quer conhecer também outras praias da região e outras atrações que o estado oferece. A partir de Natal você conhecerá belas praias, e poderá ter um pouco de aventura nos passeios de buggy pelas dunas e fazer um passeio de tirolesa ou ainda descer pelas areias de skibunda.

1. Praia de Ponta Negra

Praia de Ponta Negra
Vista de Ponta Negra
Vista de Ponta Negra do Ocean Palace Beach Resort & Bangalows

Apesar de não ser uma das melhores praias que se concentram em Natal e nas regiões próximas, é lá que se hospedam a maior parte dos turistas e é também onde ficam localizados os resorts da cidade. A praia em si, no entanto, não é tão boa para banho, pois o mar é um pouco agitado e as suas águas não são tão azuis quanto outras, como as de Pipa. Lá é onde fica também o famoso Morro do Careca, que é uma enorme duna de areia com 107 metros de altura.

2. Centro de Turismo de Natal

O centro de turismo fica localizado em um prédio histórico que foi uma antiga penitenciária. Atualmente o lugar é formado por várias lojas que vendem artesanato, como produtos de renda, redes e também de comidas típicas da região. É um lugar muito legal para procurar lembrancinhas, comprar castanhas por um bom preços e doces.

Às quintas-feiras o local também oferece o “Forró com Turista”, que é um evento com apresentações de dança de forró pé de serra, tradicional da cultura local e também de repente. O forró começa às 22h no pátio interno do local.

3. Praia de Pirangi do Norte

 
 

A praia de Pirangi do Norte fica no município de Parnamirim , a 12 quilômetro de Natal. É uma das que eu mais gostei em matéria de estrutura, pois possui muitas mesas de praia e cadeiras para receber os turistas. Além disso, o mar, apesar de não ter uma das águas mais azuis que você vai experimentar estando em Natal, possui um dos mares mais calmos. Outra ponto positivo da praia, é ter mais opções para comer do que em outras praias da região, e também ter ótimas lojinhas de artesanato, para quem desejar levar algumas lembrancinhas. É aqui perto que se encontra também o maior Cajueiro do Mundo e que você pode visitar quando for a praia.

4. Cajueiro de Pirangi

O Cajueiro de Pirangi é considerado o maior do mundo com 8.500 m², e está localizado perto da praia de Pirangi do Norte. Todo o terreno em que está o cajueiro foi cercada e para entrar é preciso pagar uma entrada. Aproveite para visitar também as lojinhas de artesanato que ficam ao lado do Cajueiro.

5. Fortaleza da Barra do Rio Grande (Fortaleza dos Reis Magos)

 
 
Canhão do Forte
Trilha de pedra do forte

Foi fundada em 25 de Dezembro de 1599 e é o marco inicial da cidade. É um passeio que vale a pena não só pela experiência de ir em um local que fez parte da história do Brasil, mas também pela paisagem em si. Do alto da fortaleza você verá boa parte da cidade e principalmente a ponte Newton Navarro. Para chegar até lá, você deve percorrer uma passarela de pedra de aproximadamente 500 metros, que é um caminho lindíssimo e que lhe que rendará ótimas fotos! O valor da entrada fica em torno de 3 reais.

6. Dunas de Genipabu 

Dunas de Genipabu
Passeio de buggy
Skibunda
Skibunda

Com emoção ou sem emoção(dependendo que quão radical você estiver se sentindo), de qualquer forma o passeio de buggy pelas dunas de Genipabu é imperdível. Esse passeio e outros podem ser contratados em uma das agências de turismo em Natal, que existem aos montes na orla de Ponta Negra.

É importante procurar sempre uma agência séria para contratar esse tipo de tour, até mesmo porque a pessoa que vai dirigir o seu buggy deve ser credenciada, já que dirigir em meio a dunas que estão sempre mudando de localização, não é uma tarefa fácil e muito menos pra qualquer um.

Em Genipabu você também poderá ter alguns momentos de aventura fazendo skibunda em uma prancha de madeira, em pé ou sentado ou ainda o aerobunda(tirolesa). Mas, se preferir experimentar algo mais calmo poderá fazer um passeio no dromedário ou se quiser apenas ter uma recordação, tirar uma foto sentada nele.

7. Lagoa de Pitangui

 
 

A lagoa de Pitangui geralmente é incluída nos passeios pelas dunas de Genipabu no município de Extremoz. E é uma delícia de parada, pois por ser uma lagoa, as águas são bem tranquilas e dá pra curtir um bom tempo na água, sem ter que se preocupar com ondas. Quem quiser pode também realizar os passeios de pedalinho por uma parte do lago reservada pra isso ou ainda se aventurar na tirolesa de vários metros de altura que dá direto na lagoa.

Um ponto positivo do lugar com certeza é também o bar da Lagoa, que costuma tocar música e oferecer cervejas com preços razoáveis.

8. Lagoa de Jacumã e praia de Jacumã

Praia de Jacumã
Praia de Jacumã
Aerobunda na Lagoa de Jacumã
 

A lagoa de Jacumã fica no município de Ceará-mirim e é geralmente incluído como ponto de passagem do passeio que se faz de buggy por Genipabu. Na lagoa de Jacumã é onde você poderá ter os seus maiores momentos de aventura, além de Genipabu, pois o lugar oferece skibunda e aerobunda que vão dar na lagoa.

Já a praia de Jacumã é uma das mais desertas que fui e um dos mares mais calmos também, mas não possui muita estrutura, só consegui vislumbrar um restaurante nas proximidades de onde fiquei na praia. Lugar ótimo para relaxar e para terminar o dia bem.

9. Falésias da praia de Cacimbinhas

 
 
 

Essas falésias que ficam no município de Timbaú do Sul são de tirar o fôlego de tão lindas. É um ótimo ponto  para se fazer uma parada quando da volta de Pipa e tirar belíssimas fotos.

10. Vila de Pipa

 
 

A charmosa vila de pescadores ficou por último justamente por ser um passeio que eu acredito que mereça mais de 1 dia para que a pessoa possa aproveitar todas as maravilhosas praias, bares ,lojas e restaurantes que a vila oferece. Minha recomendação é que você não pegue um dos passeios que colocam Pipa em um dos destinos entre vários outros que você fará no mesmo dia, pois assim você não conhecerá nada do lugar e se sentirá muito frustrado por não tem ficado mais tempo. Melhor que isso, só se você for passar uns dias em Pipa e aproveitar tudo que ela tem a oferecer.

Por ser mais turística, no entanto, Pipa tem preços mais caros que os outros lugares que você for conhecer, mas também as praias de água mais azul e transparente!

Quer conhecer outros destinos de praia?Dá uma olhada na nossa publicação sobre o caribe: Arquipélago de San Andrés: uma experiência do caribe colombiano.

Por: Madame Schirmer

Uma apaixonada por viagens, história, culinária e cervejas.

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *