No Rio de Janeiro, com o crescimento do mercado de cervejas artesanais, muitos  cariocas tem trocado as tradicionais cervejas  lagers da AMBEV e optado por beber menos e melhor. Essa é provavelmente a razão pela grande quantidade de bares que tem surgido na cidade maravilhosa, especializados em cervejas artesanais brasileiras e importadas ou que apenas já oferecem algumas opções dese tipo de cerveja. Bom…se você mora no Rio de Janeiro ou está de passagem e como eu adora experimentar cervejas novas, dá uma conferida nessas dicas de lugares para beber cervejas e chopps artesanais pela cidade:

1) Il Piccolo Café

Esse é um dos primeiros lugares em que comecei a beber cervejas artesanais no Rio, e apesar de pequeno, para mim é um dos melhores. Ele fica bem ali no centro, bem perto de pontos turísticos conhecidos, como o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) e a Casa França Brasil.

O forte do lugar com certeza é o vasto cardápio de cervejas brasileiras e importadas ,e o atendimento, que é sempre muito bom, atencioso e com garçons que podem dar ótimas sugestões de acordo com o seu paladar.

Recomendo para comer os sanduíches e o mix de salsichas alemãs, com uma boa mostarda preta. Lá você poderá conferir várias comidinhas alemãs, que valem muito a pena para petiscar.

Caso você queira pegar uma mesa no andar de cima, o ideal é que você chegue cedo nos horários de happy hour, ou ainda, que fuja dos horários de movimento.

Endereço:  R. do Carmo, 50 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

 
 

2) Il Piccolo Biergarten

Uma filial do bar anterior, ele tem o diferencial de ter um espaço bem maior e oferecer um espaço interno aberto (um biergarten). Além disso, este simpático biergarten oferece algumas torneiras de chopp artesanal e alguns dias de dose dupla!

Um ponto forte do local são os pãezinhos que são feitos na casa e saem quentinhos do forno, são deliciosos e que vem quando você pede algumas porções da casa.

O único ponto negativo do lugar é só abrir de segunda a sexta e no primeiro sábado do mês, dia em que acontece a feira do Lavradio na Lapa.

Endereço: R. dos Inválidos, 135 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

 
 

3) Botequim Itahy

O Botequim Itahy possui diversas filiais espalhadas pelo Rio, no centro, Ipanema e Leblon. Conheço todos os que existem no centro e gosto bastante tanto da enorme variedade de cervejas nacionais e importadas, quanto dos petiscos (principalmente do churrasco de linguiça e do pão de alho!). Ele também oferece algumas torneiras de chopp, que variam de acordo com a filial em que se está, mas geralmente tem sempre um chopp da Therezópolis. O atendimento costuma ser bom, porém acho os preços das cervejas um pouco salgados.

 
 

4) Caverna Bar

Esse é um dos lugares mais bacaninhas para se beber um bom chopp artesanal no bairro de Botafogo. Com uma decoração em estilo americano, possui um ambiente bem modernoso, cheio de referências a filmes cults e um fliperama para jogar de graça na casa. O som é sempre muito regado a rock e o lugar todo é voltado para o estilo, desde a decoração até roupa das atendentes.

Eles costumam oferecer 6 torneiras de chopp da casa e hamburguers que são deliciosos e variam, já que toda semana eles criam um hambúrguer de carne novo e a cada mês um vegano.

Endereço: R. Assis Bueno, 26 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ

5) Al Farabi

O El Farabi é uma mistura de sebo, com restaurante e bar ,e possui uma atmosfera aconchegante em uma das ruas antigas do centro do Rio, bem pertinho do centro cultural dos correios e o do banco do Brasil.  O lugar oferece um cardápio variado de cervejas brasileiras e importadas e também refeições e petiscos. Para quem curtir, pode ir nos dias de música ao vivo para dar uma relaxada ouvindo uma musiquinha.

Endereço: Rua do Rosário, 30 – Centro – RJ

6) Lupulino

Minha última recomendação, que também foi o último lugar que conheci, fica no coração de Botafogo. É um dos que mais gostei, principalmente porque achei o espaço muito bom, bem grande e com uma divisão boa das mesas e um segundo andar.

Esse barzinho é o que mais oferece opções de chopps ao todo, quando eu fui eram 17 torneiras de cervejas artesanais, a maioria delas de cervejarias de Niterói (terra da escritora que vos escreve rs), como a Noi e a Oceânica.

Um outro ponto positivo do local são as sopinhas oferecidas, experimentamos o caldo verde e a de cebolinha, que estavam com um gostinho especial de comida caseira. Outra recomendação é a bruschetta de queijo com tomatinho, pois foi uma das melhores que comi na vida, super recomendo!

Endereço: R. Prof. Álvaro Rodrigues, 148 A – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ

 
 
 
 

Por: Madame Schirmer

Uma apaixonada por viagens, história, culinária e cervejas.

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *