A cervejaria Birra del Borgo começou na Itália no ano de 2005, na pequena cidade de Borgorose na província de Rieti. E, apesar de um pouco inusitado uma cervejaria artesanal abrir suas portas na Itália, país conhecido tradicionalmente por seus bons vinhos, o negócio cresceu, a ponto de hoje em dia exportarem para o mundo inteiro.

birradelborgo-Leonardo-Di-Vincenzo
Leonardo Di Vicenzo

Leonardo Vicenzo, que é o criador da Birra Del Borgo, começou em 1999 a produzir cervejas por diversão na época em que estudava bioquímica na universidade, o que perdurou até 2004, quando resolveu largar os estudos acadêmicos para se dedicar a tornar o seu hobby algo sério. Resolveu então ir para alguns lugares como Alemanha e Reino Unido para pesquisar os antigos métodos de fabricação da cerveja. E a partir daí, passou a fabricar maiores quantidades da bebida até abrir então, seu próprio negócio.

A cervejaria possui uma larga variedade de cervejas, que se dividem em “le classiche”, que são os rótulos clássicos, mais conhecidos e vendidos, como a Cortigiana (Golden ale), a Maledetta (Belgian Ale) e a My Antonia (Imperial pilsner); as “le staglionali” que são as cervejas sasonais, que são vendidas de acordo com a época do ano; e finalmente, aquelas que eles chamam de “Le Bizarre” (as bizarras?!), que são as experimentais, de estilos poucos definidos, e que por isso mesmo possuem uma peculiaridade própria.

Ducale (belgian strong ale)
Reale Extra (american pale ale)
My Antonia (imperial pilsner)
Reale (india pale ale)
Maledetta (belgian ale)
Keto Reporter (porter al tabacco)
Enkir (saison)
Duchessa (saison)
Cortigiana (golden ale)

O que gosto da marca, é principalmente o design das garrafas que lembra uma espécie de vidro de poções e os seus rótulos sempre arrojados, que me remetem a uma pintura modernista ou  à letras de cartazes da belle epoque. Além do visual, todas as cervejas que experimentei até agora da marca, foram maravilhosas, sendo que a minha preferida é a Maledetta, do estilo Belgian Ale.

Agora para quem realmente se interessou pelas cervejas da Birra Del Borgo e estiver de viagem para a Itália, pode incluir a visita à cervejaria, que fica às margens da cidadezinha de Borgorose. Eles geralmente escolhem um sábado ou domingo do mês, para abrir as portas em um tour livre de manhã ou a tarde, onde um dos cervejeiros da casa irá lhe acompanhar pela fábrica explicando sobre os diferentes passos da fabricação da cerveja. O tour dura por volta de 1 hora e meia e inclui também a degustação de algumas cervejas. Para saber as datas exatas é preciso adicionar a Birra Del Borgo no facebook e no twitter.

Quer experimentar no conforto do lar? Peça aqui pelo site da WBeer ou Clubeer.

Loja da Birra del Borgo em Roma
 
Dentro da cervejaria

Fonte: http://www.birradelborgo.it/en

Por: Madame Schirmer

Uma apaixonada por viagens, história, culinária e cervejas.

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *