Buenos Aires: do clássico ao Hype


Essas duas palavras dizem muito sobre a cidade de Buenos Aires. A segunda maior metrópole da América do Sul leva o viajante ao charme do passado, à rica cultura latino-americana, às galerias e studios hypes de Palermo Soho e aos arranhas-céus modernos de Puerto Madero, tudo isso em questão de minutos.

A cidade é bem arborizada, repleta de prédios históricos e monumentos grandiosos. Cada bairro possui uma característica marcante e singular.


Centro
O centro da cidade pode ser um pouco caótico nas horas de rush, mas é lá que se encontram os prédios mais icônicos da cidade, como o monumental Parlamento Argentino, a Casa Rosada, o Obelisco, o Cabildo, a Cadetral Metropolitana de Buenos Aires, o Teatro Colón, o Centro Cultural Kirchner e etc. Além de ter  praças muito bem cuidadas, a avenida Corrientes repleta de teatros e restaurantes, e também a luxuosa Galerias Pacífico.

Reserve bons pares de sapato e explore essa parte da cidade a pé.


Puerto Madero
O bairro totalmente revitalizado fica na zona portuária e é repleto de armazéns que hoje abrigam restaurantes luxuosos, perfeitos para uma noite romântica regada a especialidade argentina: vinhos Malbec e carnes suculentas. De dia ainda é possivel conhecer o Museu da Fragata Sarmiento que fica num antigo navio ancorado no cais, caminhar pelas belas ruas e aproveitar o Parque de Las Mujeres.

Armazéns de Puerto Madero
Puente de La Mujer
Ruas do bairro
Fragata Sarmiento

Caminito
O Caminito é cheio de história e muito importante para a cidade, um museu a céu aberto que conta um pouco da história dos imigrantes no país e o início da cultura portenha. Mas ele é talvez o local mais “turístico” da capital, com restaurantes caros, lojinhas, dançarinos de tango que te abordam e depois cobram pelas fotos tiradas, chega ser um pouco incômodo. Vá com cautela e sabendo dos percalços do local(muitas pessoas alertam para o perigo de andar pelo bairro, tome cuidado). Na verdade ele vale a pena se você estiver indo pela primeira vez a cidade, caso contrário, pesquise outros locais para visitar.

Aproveite para tirar muitas fotos, pois o contraste das casas coloridas fica bem interessante, mas é só isso mesmo!

 
 
 
 

San Telmo
Mesmo ficando bem próximo do centro e de Puerto Madero, o bairro guarda ares de uma Buenos Aires antiga, com prédios seculares que se misturam aos grafites modernos de suas esquinas. Caminhe por suas ruas e conheça seus antiquários, cafés e restaurantes cheios de história portenha. É no cruzamento das ruas Defensa e Chile que fica a famosa personagem do cartunista argentino Quino, a menina que luta contra as desigualdades do mundo: Mafalda.

Na rua Estados Unidos vá até o Café Rivas, dono de uma elegância sútil e pratos deliciosos, uma das esquinas mais belas do bairro, um local imperdível para um bom almoço e um vinho delicioso.

Contrastes de San Telmo
Casas em San Telmo
Mafalda e seus amigos!
Café Rivas
Almoço: Pescado com ensalada - Café Rivas

Recoleta
Comece o seu passeio pela esplendorosa Livraria El Ateneo: Splendid, situada em um antigo teatro, o prédio em si já é uma atração. Os amantes de literatura, música e café terão momentos agradáveis por lá, pois existe uma cafeteria com opções deliciosas. Em seguida, continue seu passeio pelas ruas arborizadas do bairro, para quem gosta tem a opção de visitar o Cemitério da Recoleta. Confesso que não me animei para tal passeio “exótico”, caminhei diretamente para a Faculdade de Direito que fica ao lado da Floralis Generica num lindo parque cheio de espreguiçadeiras e o belo monumento ao centro, uma boa pausa para um descanso depois da longa caminhada.

Livraria El Ateneo Splendid
Livraria El Ateneo Splendid
Faculdade de Direito
Floralis Generica
Floralis Generica

Palermo
Pra quem gosta de explorar a cidade a pé, como eu, é possível ir caminhando da Recoleta até lá, chegando ao MALBA, Museu Latino-Americano, que tem no seu acervo obras importantes dos principais artistas do século XX, como Frida Khalo, Bottero, Tarsila do Amaral, Xul Solar, Di Cavalcanti, Diego Rivera, Ligia Clark e etc.

Em seguida, ande até os Bosques de Palermo, os parques são abertos, com exceção do parque do Rosedal – todo em estilo parisiense com espécies lindas e preservadas – o espaço é muito bem cuidado e repleto de monumentos, lagos, cafeterias, pedalinhos. Aproveite as belas paisagens como um típico hermano.   

MALBA
Obras
Obras
Obras
Rosedal
Bosques de Palermo
Cafeteria
Bosques de Palermo
Bosques de Palermo

Palermo Soho
Um extensão do bairro de Palermo, essa parte da cidade é o recanto dos artistas independentes: designers de objetos, pintores, artesãos e etc. Caminhe e encontre livrarias, cafeterias, galerias de arte e bares diversos, não deixe de experimentar a deliciosa cerveja Patagônia, seja Bohemian Pilsener, Weisse ou Larger, todas tem o seu devido sabor e leveza únicos.

No Pánico e livraria
Lojas em Palermo Soho
Loja No Pánico
Ruas de Palermo Soho

Imperdível: Floreria Atlântico
Os bares secretos são muito comuns na cidade, esse em especial, fica no bairro do Retiro bem próximo ao centro, onde na parte superior funciona uma floricultura com lojinha de vinhos, de todos os gostos, e na parte inferior é que fica o bar. Lá embaixo é que rola o agito, com um DJ tocando músicas bem animadas que dão um clima instimista e ao mesmo tempo descontraído ao bar.

Os drinks servidos são os mais diversos, cheios de personalidade e originalidade, na carta eles são separados por diferentes países de origem da bebida principal, no caso as alcoólicas, experimente alguns e surpreenda-se.

Floreria Atlantico
Floreria Atlantico
Bar secreto da Floreria Atlantico

Hospedagem
Eu me hospedei no BA Central Hotel, ele fica na esquina das ruas Junín com Corrientes, um local bem movimentado durante o dia, sendo que a noite não tive nenhum problema também, pois sempre saía e voltava de táxi.

O Hotel é 3 estrelas, tem um preço bom, o serviço de limpeza é eficente. Os atendentes são super simpáticos e já estão acostumandos com o público brasileiro, um até arriscava palavras em português.  Eles incluem na tarifa café da manhã, que atende bem às expectavivas, e sempre serviam medialunas doces e salgadas, sucos, pães e geleias.


Câmbio
Não troque pesos argentinos no Brasil. Essa é a regra número um para quem busca cotações justas. Nos dois aeroportos existem agências do Banco de La Nácion Argentina, para quem tem receio, como eu, de trocar dinheiro no câmbio paralelo devido as armadilhas e golpes de notas falsas aplicados em turistas, troque por lá mesmo. Após a queda da lei de cotação em 2015, os valores são aproximados ao mercado negro e evita problemas maiores.

Táxis
Tenha cautela com os taxistas, eles podem tentar passar notas falsas e aplicar golpes em turistas desavisados. Saiba o endereço para o qual pretende ir e sempre diga o nome dos cruzamentos que deseja chegar, ex.: Corrientes com Junín. Eles se baseiam nisso pra chegar e não somente nos nomes das ruas. Sempre prefira rádio-táxis eles cobram uma taxa quando o hotel chama na recepção, aproximadamente uns 12 pesos(3 reais), porém são mais seguros e seus motoristas fáceis de identificar em caso de algum golpe. No momento do pagamento fale com o motorista qual o valor da nota que está usando para pagar.

Caso você chegue por Ezeiza, não pegue os táxis que ficam na porta do aeroporto, dirija-se ao guichê do Táxi Ezeiza pois os valores são tabelados para cada bairro e também são mais seguros. Tome cuidado com o carregadores de mala, eles cobram propina(gorjeta).

Essas são apenas cautelas, não fique assustado, siga as dicas para se manter alerta, na maioria dos casos, como no meu, correu tudo bem e os taxistas foram super profissionais.

Sem dúvidas, a cidade de Buenos Aires é um destino incrível, cosmopolita, rico em experiências gastronômicas e culturais das mais diversas. Andar por suas ruas planas é a maneira mais interessante de conhecer os hábitos dos portenhos, se encantar com a beleza de sua arquitetura e sentir a vibração das ruas.  

      

Por: Igor Guimarães

Sempre em busca de novas experiências etílicas, gastronômicas e culturais!

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *