A cozinha mineira é conhecida por proporcionar orgasmos degustativos através da harmonia única entre temperos, embutidos e grãos. Aqui apresento cinco lugares que você deve visitar em cada uma das refeições do dia enquanto caminha por Ouro Preto.

Para quem ainda não conhece: Ouro Preto é uma cidade fantástica e apaixonante no centro de Minas Gerais, a apenas 96 Km de distância de Belo Horizonte. Fundada em 1711 e localizada em uma das principais áreas do ciclo do ouro, a cidade possui um passado rico e ainda conserva a sua arquitetura colonial, o que lhe garantiu o título de Patrimônio Mundial da UNESCO. Agora vamos às delicias…

Fábrica de Chocolates Ouro Preto

Nada melhor do que um bom café da manhã para iniciar o dia com disposição para subir e descer as ladeiras e escadas em Ouro Preto. A Fábrica de Chocolates Ouro Preto é uma cafeteria localizada a poucos metros da Igreja do Rosário e tem como vista os vales, igrejas e casas distantes.

O ambiente é decorado com artigos típicos da região, como imagens barrocas e paredes de tijolinhos, mas também segue uma linha cosmopolita com fotografias antigas de Paris e Nova Iorque.

Os preços no cardápio são justos e não assustam. Recomendo que beba o cappuccino especial da casa, que contém chocolate na medida certa e; para comer, queijo quente ou pães de queijo fresquinhos.

Fábrica de Chocolate Ouro Preto
Fábrica de Chocolate Ouro Preto
Fábrica de Chocolate Ouro Preto

Restaurante Casa do Ouvidor

Este restaurante de pratos típicos mineiros, na rua Direita (ou Conde Bonbadela), a mais famosa e boêmia de Ouro Preto, é o lugar ideal para almoçar antes de visitar as igrejas barrocas ou o Museu da Inconfidência.

A Casa do Ouvidor tem pratos unitários fartos que podem facilmente alimentar duas pessoas e com preços acessíveis. O atendimento é maravilhoso e rápido, com garçons simpáticos – impecável. O lugar certo para experimentar o verdadeiro sabor mineiro.

Da varanda do restaurante, um belíssimo casarão barroco,  se tem uma vista que é a síntese de estar em uma cidade histórica: indescritível. (veja as fotos)

Restaurante Casa do Ouvidor
Restaurante Casa do Ouvidor
Restaurante Casa do Ouvidor

Parada do Conde

Parada obrigatória para um cafezinho no fim da tarde. Esta creperia com decoração atraente oferece uma grande variedade de cervejas, cafés e chás. Um ótimo lugar para experimentar cervejas locais pagando pouco.

Parada do Conde
Parada do Conde
Parada do Conde

O Passo Pizzajazz

Simplesmente incrível. Esta pizzaria oferece pratos de diversas origens da gastronomia mundial, todos feitos no forno à lenha. As pizzas são de massa fina e crocante, com sabor intenso, ótimo para um jantar romântico. O restaurante também possui uma adega com mais de cem rótulos e diversos tipos de cervejas artesanais da região, como a Ouropretana.

O Passo Pizzajazz, localizado em um casarão do século XVIII, possuí oito ambientes agradáveis, internos e externos, e já serviu de cenários para entrevistas. Da varanda pode-se ver a Casa dos Contos, a Ponte dos Contos e o Horto dos Contos. Nas noites frias o restaurante disponibiliza tocheiros e cobertas para quem desejar ficar na varanda e curtir a musica ao vivo.

Obs.: Chegue cedo ou faça reserva, o restaurante costuma lotar de turistas nos fins de semana.

O Passo Pizzajazz
O Passo Pizzajazz
O Passo Pizzajazz

Porão Cervejaria

Para terminar a noite bem. Esta cervejaria, com aparência de um pub somado a algo proibido, oferece mais de 80 tipos diferentes de cerveja. Peça uma porção de fritas e uma Weltenburger Kloster Barock Dunkel para acompanhar, comece um bom papo e seja feliz com amigos e amores.

Porão Cervejaria
Porão Cervejaria
Porão Cervejaria

Por: Carlos de Aguiar

Designer gráfico, nerd, amante de vinhos e museus.

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *