Todo primeiro sábado do mês é dia de dois eventos badaladíssimos na capital carioca, que ocorrem a apenas alguns metros um do outro: a feira do Rio Antigo, que acontece na rua do Lavradio, na Lapa e o Circuito Tiradentes Cultural, localizado na praça Tiradentes, no centro.

Vamos falar primeiro da Feira do Rio Antigo que já ocorre há alguns anos e é recheada de música e está sempre lotada de pessoas de todas as idades.

Músicos tocando jazz na rua
 
 
 
 
 
 
 
 

A feira do Lavradio é bem eclética e possui o jeitinho carioca de ser, você vai encontrar por lá barraquinhas que vendem roupas, calçados, móveis, objetos antigos, jóias e bijuterias e todo tipo de artesanato. Além disso, no dia da feira, as lojas de mobília e os antiquários abrem suas portas para os visitantes e é bem interessante passar por essas lojas e se surpreender com os objetos mais variados e curiosos.

 
 
 
 
 
 
 
 

Se você sentir fome enquanto passeia pela rua, não se preocupe, porque o que não falta são bares, lanchonetes e restaurantes na própria rua do Lavradio e também na Lapa em si. E para quem gosta de andar enquanto bebe uma cerveja gelada, pode também comprar a sua cerva dos ambulantes que estão espalhados em diversos pontos da rua.

Para quem não quiser procurar restaurantes às cegas dou a minha recomendação dos melhores locais em que já estive por lá. O primeiro é o Santo Scenarium, um restaurante com uma decoração super bonita e temática de santos, que possui mesas do lado de fora. O cardápio deles era fechado com alguns pratos do dia, e  a nossa escolha foi o risoto de camarão com abobrinha e o linguado com molho de camarão, arroz e purê de batata baroa, todos super deliciosos. Já para quem quiser tomar uma cerveja diferente uma boa pedida é a lager italiana Birra Moreti, bem parecida com as ­nossas cervejas pilsens bem populares aqui no Brasil. O preço dos pratos varia entre 30 e 50 reais aproximadamente.

 
 
 

O segundo lugar que recomendo para comer, apesar de ter só experimentado a sobremesa e a cerveja, é a Casa Momus, que quando você entra parece ser a princípio um pub ou um bar com uma decoração super atraente.  Achamos nota 10 o atendimento, tanto na rapidez, na presteza, quanto na simpatia da administração. Outro ponto positivo do lugar é a preocupação com os detalhes muito bem trabalhados que vão desde a cadeira modernosa, até o guardanapo em baixo relevo. Uma dica boa, é ficar no segundo andar e aproveitar a varandinha que o casarão oferece. Para finalizar, não posso deixar de falar da boa variedade de cervejas e chopps Therezópolis que o local oferece, assim como da sobremesa divina que experimentei, o marquise de chocolate amargo com chantilly de café, que não poderia deixar de recomendar. Os preços são parecidos com o restaurante anterior, e as sobremesas estão na faixa de 20 reais e as cervejas por volta de 22 reais a garrafa.

Tomando uma Therezópolis Elfenbein
 
 
 

Para quem quiser economizar ou não quiser comer uma refeição completa, pode ir em um dos self-services que têm na rua do Lavradio ou até mesmo em uma das lanchonetes. E se preferir pode ainda se deliciar com uma pizza carioca no Boteco da Garrafa na avenida Mem de Sá, que a propósito possui uma ótima caipirinha. Só não se esqueça de pedir um chorinho ao garçom!

Vamos partir agora para o Circuito Tiradentes Cultural, que fica logo na saída da feira do Lavradio, em direção à rua Visconde do Rio Branco.

 
 
Monumento histórico na praça Tiradentes

Esse é um evento muito mais gastronômico do que o que acontece na feira do lavradio, pois as barracas da praça vendem apenas comida e bebida. Nesse circuito há todo tipo de quitutes, como: massas, hambúrgueres, comida japonesa, e também comida de festa junina, como foi o caso dessa edição de Junho. Mas o ponto alto da feira com certeza foram as cervejas artesanais, pois encontramos pelo menos 4 cervejarias cariocas, além de um foodtruck que vendia artesanais, o Devorarte. Me surpreendeu também encontrar uma cervejaria como a Motocerva que transporta o barril de chopp em sua própria moto.

Foodtruck devoarte e cerveja Dead Dog (cervejaria de Niterói-RJ)

Mas o circuito também tinham outras atrações na praça, no caso dessa do mês de Junho, estava ocorrendo também diversas gincanas e curiosamente havia também cortes de cabelo, que estavam sendo realizados por um jovem cabeleireiro que oferecia seus serviços na praça.

Bom…agora que você já degustou as comidinhas das barracas, pode desgastar a comida vendo exposições no SEBRAE- Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, no Studio X Rio,  ou ainda no Centro Cultural Hélio Oiticica, este último que não fica na praça Tiradentes, mas está a apenas 2 minutos a pé, na rua Luís de Camões.

 
Centro de Referência do Artesanato Brasileiro
Centro de Referência do Artesanato Brasileiro
Centro de Referência do Artesanato Brasileiro

Vou ficando por aqui, e espero que tenham curtido a postagem e fiquem atentos a próxima  sobre eventos de Foodtruck no Rio e em Niterói!

Por: Madame Schirmer

Uma apaixonada por viagens, história, culinária e cervejas.

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *