A cultura do café vem ganhando muita força no país nos últimos anos. O brasileiro sempre teve fama de “amante de café”, mas na verdade nunca se importou muito com a qualidade do mesmo. O conceito de que o bom café é forte, amargo, super torrado está cada vez mais perdendo força e hoje temos uma presença visível de pequenos produtores, profissionais de torra e baristas trazendo cada vez mais opções e qualidade para que você possa tomar ótimos cafés de todas as variações possíveis.

Uma das cidades que está avançando bem no setor é Porto Alegre. Não é difícil em um simples passeio pela cidade você dar de cara com um lugar onde você pode curtir um bom café especial de qualidade. Abaixo vou listar 5 recomendações de cafés para visitar, em uma ordem simbólica pelo tipo de funcionamento do lugar, deixo pra cada um escolher qual lugar é melhor pro seu gosto pessoal.

1) Baden Cafés Especiais

Um dos principais fornecedores de café da região, fornecendo inclusive para alguns dos outros que eu vou listar aqui. Oferece opções de grãos e métodos para todos os gostos, além de ter um cardápio com comidas deliciosas. Além disso, o espaço é razoavelmente amplo e ótimo para reuniões de trabalho ou encontros de grandes grupos de amigos.

 
 

2) William & Sons Coffee Company

Outro grande fornecedor da região, e de alguns lugares de fora da região também. Um lugar um pouco escondido, desconhecido até por muitos moradores da cidade que se interessam pelo café mas acabam não sabendo da existência desse lugar incrível. Além do café incrível que é servido no local, eles fazem um trabalho direto com os produtores e cuidam da distribuição de diversos cafés de pequenos produtores, focando na imagem e na história de cada produtor, pra que além de tomar um ótimo café, você saiba mais sobre quem foi a pessoa responsável por produzi-lo.

 
 

3) Café República

Servindo cafés fornecidos pelo Baden, o Café República tem uma ótima localização na Cidade Baixa (o bairro boêmio de Porto Alegre). Muito utilizado como ponto de encontro por conta dessa localização, e óbvio, por conta do ótimo café e dos doces que também são especialidade da casa. Além disso, conta com as garçonetes e baristas mais simpáticas da cidade e isso faz uma diferença enorme em qualquer lugar.

 

4) Café do Duque

Além de um ótimo café, uma opção para almoço com ótimos pratos super elaborados sendo servidos todos os dias. Os cafés são fornecidos pelo Baden e pelo William & Sons e sempre muito bem preparados. Eu recomendo especialmente o Cold Brew, que definitivamente é dos melhores que já tomei.

 

5) Origem Coffee Co.

Dando uma variada no estilo, o Origem fica dentro do Shopping Iguatemi, recentemente movido para a área nova do shopping que passou por uma expansão recente. Lá você pode encontrar uma variedade incrível de métodos e grãos próprios garantindo toda a variedade de sabores necessária para escolher um café adequado ao seu gosto pessoal.

 

A minha principal recomendação em todos esses lugares é: peça um café coado. Nada contra apreciar um bom espresso, mas pedir um café coado é uma experiência social. Eles são preparados na sua mesa enquanto o barista conversa com você e explica sobre o método e sobre esse mundo do café que é tão imenso e muitas vezes pouco sabemos sobre. Eu particularmente acho que as conversas são boa parte do que faz uma boa experiência ao beber um café e todos esses lugares são ótimos pra isso.

Por Hugo Alcoforado

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *